sexta-feira, 9 de março de 2012

Ciência

 Tempestade solar atinge a terra
Ciência: Tempestade solar atinge a terra

A terra terá já sido atingida por uma tempestade solar, com potencial para afectar redes elétricas, satélites de navegação GPS e rotas de aviões. Segundo a agência espacial norte-americana, NASA a tempestade solar está classificada com grau 3 numa escala que vai até 5.
O campo magnético da terra pode vir a ser sacudido como uma bola de neve com a maior tempestade solar dos últimos cinco anos. Depois de atravessar o espaço em um dia e meio, uma enorme núvem carregada de partículas deve chegar ainda hoje e afectar as redes de electricidade, os sistemas de navegação por satélite e os vôos das aeronaves, especialmente nas regiões do hemisfério norte. Os cientistas dizem que a tempestade solar, que começou no início da semana, está a crescer à medida que se afasta do sol, expandindo-se como uma bolha de sabão gigante. Quando ela chegar a terra as partículas irão se mover em 4 milhões de quilómetros por hora. Os astrónomos dizem que o sol tem estado relativamente calmo por algum tempo. E esta tempestade pode parecer mais feroz porque a terra foi embalada por vários anos de actividade solar fraca. A tempestade faz parte do ciclo normal do sol de 11 anos, que deve ter o seu auge no próximo ano.
Conselho geral é para não haver preocupações, porque tempestades solares não causam danos às pessoas, mas sim a tecnologia. O sol entrou em erupção na noite de terça feira, e os efeitos podem persistir até a manhã desta sexta-feira.

Sem comentários:

Enviar um comentário